O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira (18) que a aliança militar vai aproveitar a oportunidade do que descreveu como "momento histórico" e agir rapidamente para garantir a entrada de Finlândia e Suécia, que submeteram pedidos formais de adesão ao grupo.
![]() |
| Clique na imagem para expandir |
"Saúdo calorosamente os pedidos da Finlândia e da Suécia de aderirem à Otan. Vocês são nossos parceiros mais próximos", disse Stoltenberg. "Todos os aliados estão de acordo sobre a importância da expansão da Otan. Todos concordamos que devemos continuar juntos e todos concordamos que esse é um momento histórico que devemos aproveitar," acrescentou.
A Rússia, cuja guerra na Ucrânia incentivou finlandeses e suecos a buscar a adesão à Otan, se manifestou contra o gesto e ameaçou reagir.
No entanto, vários aliados da Otan, liderados por EUA e Reino Unido, já sinalizaram que estão dispostos a oferecer apoio de segurança aos governos da Finlândia e Suécia se o presidente russo, Vladimir Putin, tentar provocá-los ou desestabilizá-los no período anterior à aprovação dos pedidos. Fonte: Associated Press.
Agência Estado







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário