As famílias beneficiadas pelo Cadastro Único têm até o dia 14 de novembro para realizar a atualização dos dados. O Ministério da Cidadania resolveu prorrogar novamente o prazo, que iria até o dia 14 de outubro, para que as famílias, aquelas que fizeram o Cadastro Único entre 2016 a 2020, possam procurar o CRAS de referência para atualizar o cadastro.
![]() |
| Clique na imagem para ampliar (Foto: Divulgação) |
Em Sidrolândia, a partir do dia 3 de novembro, os atendimentos do Cadastro Único passarão a ser feitos no Múltiplo Uso da Assistência Social, localizado na Rua Paraná, 1886, CRAS Jandaia. Com o objetivo de melhorar os atendimentos, a prefeita Vanda Camilo alterou o horário de funcionamento, passando a ser das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço.
Segundo informou a assistente social do Cadastro Único no município, Eledir Ferreira Martins, houve aumento na demanda de atualizações e muitas pessoas beneficiadas se encontram com o benefício bloqueado devido a divergências de informações e inconsistências no sistema. “As informações declaradas no Cadastro Único estão diferentes em outros cadastros do Governo Federal, então o benefício foi bloqueado para que essas pessoas compareçam no CRAS para atualizar esse cadastro conforme a situação atual”, explicou a assistente social que informou ainda que após essa atualização haverá uma nova avaliação do Governo Federal, e caso a pessoa se encaixe nos critérios o benefício será liberado.
A secretária de Assistência Social, Aletânia Ramires Gomes, enfatiza que o bloqueio é feito pelo sistema do Governo Federal, devido as inconsistências de informações passadas pelos próprios beneficiários.
Cadastro Único
Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam oito milhões de famílias. A Revisão Cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração.
As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) (até o dia 28 de outubro, a partir do 03/11 será no Múltiplo Uso da Assistência Social) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.
A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.
Cleber Ramirez - Assessoria de Comunicação da Prefeitura







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário