A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está engajada na campanha "Janeiro Branco", dedicada à promoção da saúde mental. Janeiro, como primeiro mês do ano, carrega consigo simbolismos ligados ao início de um novo ciclo e é um período em que as pessoas refletem sobre suas vidas, hábitos e anseiam por uma nova fase. O branco da campanha representa uma folha em branco, simbolizando a oportunidade de escrevermos nossa história ou pintarmos nossos sonhos, desejos e expectativas.
![]() |
| Foto: Assessoria de Imprensa |
Diversas atividades estão programadas em instituições públicas de grande circulação, especialmente em prédios da saúde. Além disso, haverá publicações em redes sociais e debates, todos voltados para o tema, com a colaboração da equipe de profissionais do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, médicos psiquiatras e psicólogos.
A campanha "Janeiro Branco" foi instituída pela lei N° 14.556 em abril de 2023, com foco na promoção da saúde mental e conscientização da população. O mês de janeiro é dedicado a campanhas nacionais que abordam a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas, com ênfase na prevenção da dependência química e do suicídio.
A saúde mental é um tema abrangente e crucial para a qualidade de vida. A campanha convida a comunidade a refletir sobre seu cuidado com a saúde mental, reforçando o lema deste ano: "saúde mental enquanto há tempo". A importância desse cuidado constante é ressaltada, abrangendo diversas esferas da vida, desde a prática de exercícios físicos até a atenção ao emocional, buscando o apoio de profissionais qualificados quando necessário. A iniciativa promove ainda a manutenção de uma alimentação saudável e a valorização de relacionamentos de qualidade com amigos e familiares. "Janeiro Branco" nos convida a olhar para estas questões fundamentais, incitando a comunidade a se questionar: como estamos vivendo e cuidando de nossa saúde mental?
Portal Rota







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário