A ex-prefeita da Cidade do México Claudia Sheinbaum, da coligação de centro-esquerda Vamos Continuar a Fazer História, é a primeira mulher eleita presidente do México, com ampla vantagem sobre a segunda colocada, a ex-senadora de centro-direita Xóchitl Galvez.
![]() |
| Foto: Reprodução |
O último boletim da Instituto Nacional Eleitoral (INE), com mais de 74% dos votos apurados, mostra uma vantagem de 58,4% para a candidata oficialista contra 28,5% da opositora.
O partido Morena e seus aliados devem ainda ficar com o governo de ao menos 7 dos nove estados que estavam em disputa neste domingo.
Além disso, as forças que governam o México, encabeçadas pelo Morena, devem ao menos se aproximar de uma maioria qualificada no Congresso, uma vez que as projeções mostram uma possibilidade de conquistar cerca de 80 cadeiras no Senado e mais de 350 na Câmara, incluindo os parlamentares que devem ser eleitos pelo PT e pelo Partido Verde, que fazem parte da coligação.
Essa vantagem facilitaria uma reforma na Constituição, que vem sendo defendida e buscada pelo presidente Andrés Manuel López Obrador – conhecido como AMLO – nos últimos anos.
“Pela primeira vez nos 200 anos da república, serei a primeira mulher presidente do México”, disse Sheinbaum a apoiadores, sob fortes aplausos de “presidente, presidente”, informaram agências de notícias no exterior.
O presidente AMLO celebrou a vitória nos primeiros minutos desta segunda-feira (3) e disse estar muito feliz pela vitória da candidata oficial Claudia Sheinbaum com uma larga margem.
“Confesso que estou muito feliz, orgulhoso de ser presidente de um povo exemplar, o povo do México. O dia da eleição mostrou que é um povo, o nosso muito politizado, um povo com vocação democrática”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.
Midiamax







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário