A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca acabar com a escala de trabalho 6x1, em que o trabalhador cumpre seis dias consecutivos de trabalho com apenas um dia de descanso, está avançando no Congresso Nacional. A iniciativa é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que, junto com o ativista Rick Azevedo, encabeça a mobilização pela mudança.
![]() |
| Foto: Divulgação |
Com o apoio popular e a atuação do Movimento VAT, liderado por Rick Azevedo, mais de 1,3 milhão de assinaturas já foram reunidas em apoio à PEC. A deputada ressaltou que a proposta tem avançado no Congresso em um ritmo mais acelerado do que o esperado, já contando com quase metade das 171 assinaturas necessárias para a tramitação oficial. “Em menos de seis meses, estamos próximos de atingir o número mínimo de assinaturas para que a PEC siga em frente”, disse Hilton.
Hilton também rebateu argumentos contrários ao fim da escala, como a alegação de que o modelo 6x1 seria vantajoso para a economia. Segundo ela, tal afirmação é infundada, e o fim dessa jornada poderia, inclusive, trazer benefícios econômicos e sociais, como aumento da produtividade e melhorias na saúde física e mental dos trabalhadores. “A escala 6x1 rebaixa a produtividade do Brasil, causa danos à saúde, atrapalha o comércio e o turismo interno, e impede uma melhor qualificação da nossa mão de obra”, afirmou.
Com o crescente apoio da sociedade e a mobilização de outros parlamentares, Erika Hilton permanece confiante de que a PEC tem chances concretas de ser aprovada, representando uma mudança importante nas condições de trabalho no país.
Portal Rota







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário