A Prefeitura Municipal de Sidrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população sobre o aumento de casos de picadas de escorpião na cidade. Nos últimos meses, foram registrados 11 atendimentos médicos relacionados a picadas de escorpiões, um dado que preocupa as autoridades, visto que a picada do escorpião-amarelo, espécie mais comum e perigosa do Brasil, pode causar reações graves e até fatais.
![]() |
| Foto: Assessoria de Comunicação |
Crianças e idosos são considerados os principais grupos de risco para acidentes com escorpiões, já que nesses casos as reações ao veneno tendem a ser mais graves.
Para prevenir picadas e o aumento da população desses animais, o Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), recomenda algumas medidas simples, mas eficazes:
- Utilizar água sanitária nos ralos e frestas de portas.
- Instalar barreiras mecânicas nas portas.
- Evitar o acúmulo de entulhos.
- Fechar rachaduras e frestas nas paredes.
- Manter o ralo do banheiro fechado após o banho.
- Vedar adequadamente as caixas de gordura.
Além disso, é importante manter o ambiente limpo, já que escorpiões se alimentam de insetos como baratas, gafanhotos e grilos, que podem proliferar em locais sujos.
Em caso de picada, o local deve ser lavado com água e sabão imediatamente e a vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento. Embora o uso do soro antiescorpiônico seja necessário apenas em casos mais graves, a administração precoce do soro reduz significativamente os riscos de complicações fatais.
Vale destacar que os escorpiões-amarelos se reproduzem por partenogênese, um processo em que as fêmeas se reproduzem sem a necessidade de acasalamento com machos. Isso contribui para o aumento rápido da população de escorpiões, com cada fêmea podendo gerar até 20 filhotes por vez.
A Prefeitura de Sidrolândia reitera a importância de todos adotarem práticas de prevenção e manterem o ambiente seguro para evitar novos acidentes.
Assessoria de Comunicação







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário