O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta sexta-feira (16) o primeiro caso de gripe aviária em um sistema de avicultura comercial no Brasil. O registro ocorreu na quinta-feira (15), em uma granja de reprodução no município de Montenegro (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre.
![]() |
| Foto: Divulgação |
Diante da confirmação, o ministro Carlos Fávaro decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias, válido para Montenegro. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, e as exportações de aves provenientes do Rio Grande do Sul foram suspensas.
Segundo o governo, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos, e o risco de infecção humana pelo vírus é considerado baixo, ocorrendo principalmente em profissionais com contato intenso com aves infectadas.
Investigação e Controle
A Secretaria da Agricultura do RS identificou a suspeita de síndrome respiratória e nervosa em um local de reprodução, coletando amostras e enviando-as a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico. Com isso, a granja foi isolada, e as aves restantes eliminadas, seguindo o protocolo de saneamento.
Além disso, será realizada uma investigação complementar em um raio de 10 km ao redor do foco, para detectar possíveis vínculos com outras propriedades.
Casos Suspeitos
A morte de 38 cisnes e patos no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também está sob investigação como possível caso de gripe aviária. A Secretaria da Agricultura aguarda os resultados dos exames.
O Ministério da Agricultura está realizando a comunicação oficial aos órgãos envolvidos, incluindo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, além dos parceiros comerciais do Brasil.
Portal Rota







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário