Responsive Ad Slot

Anuncie

Leão XIV foi criticado por acolher padre acusado de abuso sexual de crianças

quinta-feira, 8 de maio de 2025

/ por Redação

O papa norte-americano, Leão XVI, se envolveu em uma polêmica nos anos 1990. Na época, ele acolheu um padre acusado de abuso sexual de crianças nos Estados Unidos.

Foto: Mdiamax
Robert Prevost, como era seu nome ante de se tornar papa, era membro da Ordem de Santo Agostinho e foi missionário no Peru em 1980. Quase duas décadas depois, Prevost se mudou para os Estados Unidos para chefiar a organização agostiniana em Chicago, sua cidade natal. Dois anos após assumir o cargo, ele permitiu que o padre James Ray, também agostiniano, morasse em uma residência em Chicago, local que era próximo a uma escola, o pároco na época era acusado de abuso sexual de crianças.

A escola no entanto, que também era administrada pela igreja católica, não sabia da presença do padre nas proximidades.

O padre James Ray já tinha sido afastado pela igreja católica de se aproximar dos fiéis, na época a Igreja julgou as acusações suficientes para tomar a medida. Em 2002 o padre se mudou para outra residência, após a igreja católica endurecer as regras no tratamento com religiosos envolvidos com abuso sexual.

O novo Papa também se envolveu em outra polêmica envolvendo abuso, dessa vez no Peru. Ele foi acusado de acobertar denúncias de três feiras, que alegaram terem sido vitimas de abuso.

A diocese de Chiclayo no entanto, afirmou que não houve acobertamento e que o agora papa, aconselhou que a freiras procurassem a polícia.

As freiras seguiram o aconselho, porém o caso não seguiu adiante no Judiciário, com argumentos de que o tempo entre o fato e a denúncia eram distantes demais. O processo foi arquivado pela Justiça peruana.

Midiamax

Nenhum comentário

Postar um comentário

Leia Também
© Du Pessoa Serviços Digitais 73 9 8888 1488.