Autoridades irlandesas começaram a trabalhar nesta segunda-feira (16), para escavar o local de um antigo lar administrado pela Igreja Católica para mulheres solteiras e seus bebês, a fim de identificar os restos mortais de cerca de 800 bebês e crianças pequenas que morreram lá.
![]() |
| Foto: Midiamax |
O lar, administrado por uma ordem de freiras católicas e fechado em 1961, foi uma das muitas instituições que abrigaram milhares de órfãos e mulheres grávidas solteiras que foram forçadas a dar seus filhos durante grande parte do século XX.
Em 2014, a historiadora Catherine Corless rastreou as certidões de óbito de quase 800 crianças que morreram no lar em Tuam entre as décadas de 1920 e 1961, mas só conseguiu encontrar o registro do enterro de uma criança.
Mais tarde, os investigadores encontraram uma vala comum com os restos mortais de bebês e crianças pequenas em uma estrutura de esgoto subterrânea no terreno da casa. A análise de DNA revelou que as idades dos mortos variavam de 35 semanas de gestação a 3 anos.
Uma grande investigação sobre as casas de mães e bebês constatou que, no total, cerca de 9 mil crianças morreram em 18 casas de mães e bebês, sendo que as principais causas incluíam infecções respiratórias e gastroenterite, também conhecida como gripe estomacal.
Daniel MacSweeney, que lidera a exumação dos restos mortais dos bebês em Tuam, disse que os sobreviventes e familiares terão a oportunidade de ver os trabalhos nas próximas semanas.
“Esta é uma escavação única e incrivelmente complexa”, disse ele em um comunicado, acrescentando que o Jardim memorial no local estará sob controle forense e fechado ao público a partir desta segunda-feira (16).
Especialistas forenses analisarão e preservarão os restos mortais recuperados do local. Todos os restos mortais identificados serão devolvidos aos membros da família de acordo com seus desejos, e os restos mortais não identificados serão enterrados com dignidade e respeito, disseram as autoridades. Espera-se que as obras levem dois anos para serem concluídas.
Midiamax







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário