Está chegando ao fim o prazo para os políticos aproveitarem a janela partidária e mudarem de legenda, sem ter problemas judiciais. No balanço feito hoje (30), a dois dias do encerramento do prazo, os destaques ficam para crescimento do PL e PP.
As duas legendas integram representantes da ala bolsonarista nacionalmente. O próprio presidente da República, Jair Bolsonaro é do PL. O partido que tinha apenas um representante na Assembleia Legislativa, João Henrique Catan, agora tem um deputado federal, Loester Gomes, o Tio Trutis e na esfera estadual, Renan Contar, o Capitão Contar, Carlos Alberto David, o Coronel David e Neno Razuk.
![]() |
| (Clique na imagem para ampliar) Foto: MAPA |
Já o PP, que passou para as mãos da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, filiou na esfera federal Luiz Ovando. Já na Assembleia Legislativa, que antes tinha dois deputados do partido, Evander Vendramini e Gerson Claro, agora passa a ter mais um, Londres Machado. Além disso diversos prefeitos e vereadores que eram do DEM seguiram a ministra após a fusão com o PSL, que originou o União Brasil.
Na Assembleia Legislativa apenas José Carlos Barbosa, o Barbosinha (sem partido) e Paulo Duarte (MDB) ainda não definiram o rumo da legenda. Mas ambos estarão na base do governo e apoiarão a candidatura do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, na sucessão estadual.
Os tucanos, apesar de terem perdido Felipe Orro para o PSD e Rinaldo Modesto para o Podemos, acabaram ganhando Jamilson Name e Zé Teixeira. Desta forma o PSDB continua com a maior bancada na Casa de Leis, junto com Mara Caseiro, Marçal Filho e Paulo Corrêa. Todos vão disputar a reeleição, formando uma das chapas proporcionais mais pesadas da disputa em outubro.
Dois partidos foram extintos da Assembleia Legislativa: Solidariedade e PTB. Herculano Borges se filiou ao Republicanos e Lucas de Lima ao PDT. Já na Câmara dos Deputados, Dagoberto Nogueira (PDT) trabalha para fechar chapa proporcional. Se não conseguir os números suficientes pela legislação passará a ser tucano.
Já a irmã de Rinaldo, deputada federal Rose Modesto, saiu do PSDB para o União Brasil, onde é a pré-candidata do partido ao governo do Estado. Pela legislação, será no dia 2 de abril também o prazo final para desincompatibilização de cargos de quem deseja disputar as eleições deste ano.
Campo Grande News







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário