O candidato à presidência da Colômbia Gustavo Petro denunciou nesta segunda-feira ter recebido informações sobre riscos à sua "integridade", pelo que suspendeu uma viagem marcada para os próximos dias à região de Eje Cafetero, no centro do país. Petro foi o mais votado nas primárias presidenciais e lidera as pesquisas. Se ele fosse o vencedor nas eleições de 29 de maio, ele se tornaria o primeiro presidente de esquerda a governar a Colômbia.
![]() |
| Clique na imagem para ampliar (Foto: Coronades03) |
Na declaração assinada pela equipe de campanha presidencial, não são mostradas evidências dos supostos riscos à sua segurança, nem revelada a fonte de suas informações. Indica apenas a suspensão da campanha eleitoral para "manter a prudência" e que se espera retomá-la o mais breve possível.
A polícia garantiu que não dispõe de "informações de inteligência ou vinculadas a processos judiciais que permitam inferir a existência de um plano criminoso" contra o candidato. Em comunicado, indicou que antes da denúncia contactaram o esquema de segurança do Estado que o Petro tem para "realizar a coordenação necessária caso seja necessário um ajuste" nas medidas de proteção.
Tanto Petro quanto sua fórmula de vice-presidente, Francia Márquez, exigiram "garantias" para seu exercício político. Márquez, um reconhecido líder ambientalista, denunciou em abril ter recebido três ameaças, a última assinada pelos "Águias Negras", um suposto grupo paramilitar não reconhecido pelo Estado e sem membros visíveis que costuma assinar panfletos intimidadores contra líderes sociais e políticos de esquerda.
Na Colômbia, vários candidatos presidenciais foram assassinados no passado. Entre eles, o político liberal Luis Carlos Galán em 1989, quando se preparava para ser chefe de Estado e foi reconhecido por sua oposição aos narcotraficantes da época, como o capo Pablo Escobar.
Agência Estado







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário