O skate, esporte olímpico que conquistou a admiração de jovens em todo o mundo, não tem o mesmo destino em Mato Grosso do Sul. Embora o Comitê Olímpico do Brasil tenha admitido a modalidade em 2020, em Tóquio, o Estado continua a enfrentar desafios para promover e desenvolver o esporte.
![]() |
| Foto: Henrique Arakaki |
A falta de estrutura é um dos principais problemas enfrentados por skatistas no Estado. Atualmente, existem apenas quatro pistas de skate públicas em Campo Grande, Capital do Estado, e apenas uma delas tem condições para receber competições. Além disso, a Funesp (Fundação Municipal de Esportes) está estudando a ampliação de novos locais para a prática do esporte.
João Nantes, skatista e professor da modalidade, afirma que a falta de estrutura adequada é um dos principais obstáculos para o crescimento do esporte no Estado. "Infelizmente, há uma falta de estrutura adequada para a prática da modalidade, não que isso nos impeça de andar, mas comparado a outros estados, a estrutura que temos aqui acaba sendo bem inferior", disse.
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) também não tem novidades positivas para os atletas da categoria. A pista moderna de skate da Moreninha III ainda não saiu do papel e o projeto de construção orçado em R$ 1 milhão foi lançado há três anos.
No entanto, o Dia do Skate é comemorado nesta sexta-feira (21) e promete ser um momento importante para visibilidade do esporte no Estado. O presidente da ASMS (Associação de Skate de Mato Grosso do Sul), Reynardt Peralta, afirma que o momento é de visibilidade diante do momento pré-olímpico e espera que isso reflete no crescimento de mais adeptos e fãs.
"Os adeptos estão vindo muito naquele 'efeito de fadinha', que é muita criança. Então, cada vez mais está tendo escolinha de skate, projetos sociais", disse Reynardt.
O Brasileirão de Skate também promete ser um evento importante para os skatistas do Estado. Ao todo, 26 skatistas de 6 cidades diferentes do Estado se inscreveram na seletiva da Fundesporte e ASMS e receberam transporte gratuito de ônibus para a etapa estadual de skate street em Cuiabá.
Portal Rota







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário