Um adolescente de 13 anos foi socorrido na tarde desta terça-feira (6), após sofrer uma descarga elétrica enquanto empinava pipa no Conjunto Ilha Bela, em Maracaju. O incidente ocorreu na Rua Almir de Moraes, quando a pipa tocou uma rede de alta tensão.
![]() |
| Foto: Maracajuspeed |
Quando os militares chegaram ao local, encontraram o adolescente consciente e orientado, mas ele reclamava de dores nos braços, pernas, abdômen e tórax do lado direito. V.H. apresentava ferimentos nas solas dos pés, indicando pontos de saída da descarga elétrica, e sofreu queimaduras de 2º grau. Ele foi rapidamente socorrido e levado ao Pronto Socorro, onde seu estado de saúde foi considerado grave. Com 54% da superfície corporal queimada, o adolescente precisou ser transferido imediatamente para a Santa Casa em Campo Grande.
Amigos de V.H. informaram aos bombeiros que estavam usando cerol na linha da pipa, e que o cerol estava molhado, o que pode ter facilitado a condução da corrente elétrica. Felizmente, o uso de chinelos pelo adolescente ajudou a reduzir a gravidade dos ferimentos.
Recomendações do Corpo de Bombeiros
Para evitar acidentes semelhantes, o Corpo de Bombeiros orienta que pipas sejam empinadas em áreas abertas, longe de redes elétricas e vias de trânsito. Seguem algumas dicas importantes:
Não solte pipas em dias de chuva, especialmente se houver relâmpagos.
Evite brincar perto de antenas, torres, postes, fios telefônicos ou cabos elétricos. Prefira locais abertos como praças e parques.
Solte pipas sem rabiola, que costuma ser a causa de enroscos nos fios.
Não empine pipas em cima de lajes e telhados.
Jamais use linha metálica, como fio de cobre de bobinas, linha chilena ou com cerol.
Evite pipas feitas com papel laminado, que aumentam o risco de choque elétrico.
Se a pipa se enroscar em fios, não tente recuperá-la. É mais seguro fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus.
Portal Rota







Notícias de Sidrolândia, Notícias de Maracaju, além de Notícias de outras cidades do Mato Grosso do Sul. Fiquem ligados no Portal Rota.
Nenhum comentário
Postar um comentário